Charles H. Spurgeon

"Ateus juramentados não são nem um décimo tão perigosos quanto pregadores que lançam dúvidas e esfaqueiam a fé..."
(Charles H. Spurgeon, The Sword and the Trowel, Agosto 1887.)

Só use as Bíblias do TR (KJB-1611, Almeida-1681, ACF-2011

Introdução à Edição Almeida Corrigida Fiel (ACF)

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Palavras do Tradutor de dos Revisores

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

O dia do Senhor” e “o dia de Cristo

DIA DE CRISTO,

DIA DE CRISTO, O – Este termo refere-se ao tempo em que Cristo Se apresentará em visível glória com a Igreja diante do mundo (2 Ts 1:10; Jo 17:23). O “dia de Cristo” (ou “o dia de Jesus Cristo”) começará na Aparição de Cristo e continuará durante todo o Milênio (1 Co 1:8, 3:13, 5:5; 2 Co 1:14; Fp 1:6, 10, 2:16), que vai durar mil anos. O dia de Cristo aparece como “aquele dia” em alguns lugares nas epístolas de Paulo (2 Ts 1:10; 2 Tm 1:12, 18, 4:8). Nele as recompensas que os santos receberão no tribunal de Cristo estarão em exibição (1 Co 3:13; 2 Tm 1:12; Fp 2:16).

“O dia de Cristo” não é o dia ao qual o Senhor Se referiu no cenáculo, quando Ele disse: “Naquele dia... (Jo 14:20, 16:23, 26), pois o Senhor estava falando deste presente dia em que o Espírito viria morar na Terra, na Igreja. Nem é o mesmo dia do qual os profetas do Velho Testamento falaram quando disseram: “Naquele dia... (Zc 12:3, 4, 6, 8, 9, 11, 13:1, 2, 4 etc.) que é o dia do Messias na Terra em conexão com Israel. O dia de Cristo tem a ver com Sua glória celestial com a Igreja.
“O dia de Cristo” e “o dia do Senhor” referem-se ao mesmo período de tempo (o Milênio); o primeiro enfatiza a manifestação da glória de Cristo e o segundo o exercício de Seu julgamento.

DIA DE DEUS, O  Esse termo refere-se ao Estado Eterno (2 Pe 3:12), que existirá depois que o tempo chegar ao seu “fim” (1 Co 15:24-28). Ele também é chamado “o dia da eternidade” (2 Pe 3:18) e “os séculos dos séculos” (Gl 1:5; Ef 2:7, 3:21; 1 Tm 1:17; 1 Pe 5:11; Ap 5:13, 22:5).


DIA DO SENHOR, O – Esse é um termo do Velho Testamento (Is 2:12 etc.), usado no Novo Testamento para indicar o momento em que a autoridade do Senhor será estabelecida publicamente na Terra (1 Ts 5:2, 4; 2 Ts 2:2-3 – TB; Lc 21:34). (Não é “o dia do Senhor [the Lord’s day – KJV], que é o primeiro dia da semana – Ap 1:10). “O dia do Senhor [the day of the Lord – KJV] começará na Aparição de Cristo e continuará pelo Milênio (2 Pe 3:8-10), durante os mil anos. Deus designou esse “dia”, no qual Cristo “com justiça há de julgar o mundo” (At 17:31). O Senhor intervirá publicamente sobre os caminhos do homem na Terra com os Seus julgamentos marciais (Is 30:27-33; Ap 19:11-21; Is 63:1-6), e então prosseguirá com as sessões do Seu julgamento (Mt 25:31-40) e, finalmente, com Seu julgamento milenar (Sl 101:3-7; Zc 5:1-4).
Há duas coisas que sinalizam que “o dia do Senhor” está “próximo” (prestes a começar):
  • A revelação do “homem do pecado” (o anticristo) e o “abandono” da Cristandade que seguirá seus enganos na grande tribulação (2 Ts 2:3).
  • O ataque do rei do Norte (Assírio) sobre os judeus que retornarão à sua terra natal no final da grande tribulação (Jl 1:15, 2:1-11).

“O dia do Senhor” e “o dia de Cristo” referem-se ao mesmo período de tempo (o Milênio); o primeiro enfatiza o exercício de Seu julgamento na Terra e o último a manifestação de Sua glória com a Igreja.
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